Qualificação
UFPel abre curso para cuidadores de idosos
Inscrições podem ser feitas até terça-feira; atividades serão quinzenais
Visando aprimorar cuidadores e profissionais da saúde para lidar com as particularidades da terceira idade, a A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Prec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou um curso de Serviço e Cuidado na Atenção do Idoso. Com 30 vagas, sendo 20 delas voltadas para Pelotas e o restante para municípios da Zona Sul, as inscrições podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 26.
As aulas se iniciam no dia 29, indo até 19 de julho. Os encontros serão quinzenais e disponíveis em três módulos, segundo o coordenador de extensão e desenvolvimento social da Prec, Felipe Herrmann. O primeiro, voltado às questões administrativas de lidar com casas de cuidados com idosos, como gestão de serviços. Na sequência, o segundo nível tratará das questões ligadas à saúde e qualidade de vida deste público.
O terceiro, segundo Herrmann, é o mais inovador deste curso. Ele trará atividades ligadas à socialização, como bem-estar, qualidade de vida e lazer dos vovôs e vovós. Através de atividades estimuladoras, como jogos da memória, atividades de leitura, música e artesanato, além de agricultura, darão novos horizontes a quem irá trabalhar com este público.
O projeto
O coordenador conta que a iniciativa surgiu a partir de uma demanda de um lar de idosos de Pedro Osório. A ideia era tornar o dia a dia dos moradores mais agradável. A universidade engajou na iniciativa mas houve a percepção de que seria impossível dedicar sempre a atenção necessária a todos os lares que precisavam de uma ação parecida na região. A partir disso, criou-se a ideia de qualificar cuidadores utilizando-se dos projetos de extensão da UFPel. A iniciativa conta com apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), de onde professores e técnicos ajudarão nas oficinas.
As atividades, voltadas a quebrar as rotinas, servem para trazer mais ânimo a uma parcela da população que tende a diminuir seu ritmo, passando mais tempo sentada, pouco ativa física e mentalmente. E isso é nocivo à saúde.
Os cuidadores passam o tempo todo com eles, e por isso passarão pelo curso. “Para que eles pudessem tornar o dia a dia desses residentes melhor”, explica, dizendo que as alternativas são sempre bem-vindas. A aproximação da academia e da sociedade, trocando experiências, também é enriquecedora, segundo Herrmann.
Como se inscrever?
Os cuidadores são o público-alvo, assim como profissionais ou estudantes da área da saúde. Contatos podem ser feitos pelo e-mail [email protected]. As inscrições são feitas através do formulário encontrado no link bit.ly/cuidadoresDP. As inscrições vão até o próximo dia 26.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário